• Mulher
  • Homem
  • Mamã e Bebé
  • Espaço Animal
Click for more products.
No produts were found.

Suplementos no inverno: será realmente necessário?

Suplementação

Sente que não está a obter todos os nutrientes de que necessita dos seus alimentos? Definitivamente não está sozinho!

Pode parecer que obtém todos os nutrientes de que necessita dos alimentos que come, mas com as dietas pobres em nutrientes de hoje em dia, é difícil saber ao certo. Um suplemento multivitamínico pode ajudar a preencher as lacunas da sua dieta!

Reunimos, assim, um guia que responde a algumas das questões-chave sobre suplementos, para poder decidir sobre o que é melhor para si.

Mas afinal, o que são e para que servem as vitaminas?

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, as vitaminas são compostos orgânicos essenciais em pequenas quantidades para o bom funcionamento das nossas células, tecidos e órgãos. 

Estas ajudam a libertar energia dos alimentos que ingerimos e estão também envolvidas em muitos outros processos bioquímicos do organismo. 

Existem dois tipos de vitaminas e ambos são essenciais para uma boa saúde!

As vitaminas lipossolúveis são solúveis em lípidos podendo ser armazenadas no organismo, encontradas maioritariamente em alimentos de origem animal. Sendo estas a Vitamina A, Vitamina D, E, K.

As vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água, mas são armazenadas durante pouco tempo, sendo por isso necessário a ingestão diariamente, falamos da vitamina C e das vitaminas do complexo B.

Por que motivos cada vez mais pessoas recorrem à suplementação?

Todos sabemos que as vitaminas são importantes, mas o que é que elas fazem exatamente? 

Nos últimos anos, tem havido uma necessidade crescente de recorrer à suplementação devido ao declínio do valor nutricional do nosso abastecimento alimentar. Por exemplo, a vitamina C é encontrada em frutas e vegetais, mas perde-se rapidamente durante o processamento.

As vitaminas são substâncias orgânicas que ajudam o organismo a funcionar corretamente. Sem elas, o nosso corpo não conseguiria desempenhar certas tarefas ou funções no seu melhor. Uma deficiência em vitaminas pode levar a anemia ou osteomalacia. Por outras palavras, não obter o suficiente de certas vitaminas pode ter algumas consequências graves.

Além disso, muitas pessoas não obtêm vitamina D suficiente da exposição à luz solar, necessária para a saúde dos ossos. 

Hoje em dia, mais do que nunca, estamos sob um grande stress mental, emocional e físico. Isto significa que o nosso corpo precisa de mais nutrientes do que nunca para acompanhar a procura. 

Normalmente, obtemos a maioria das vitaminas de que necessitamos dos alimentos que ingerimos. No entanto, por vezes não obtemos vitaminas suficientes apenas da nossa dieta. Isto pode dever-se a uma série de razões, tais como a falta de tempo ou a ingestão de alimentos processados. 

Quando isto acontece, precisamos de tomar suplementos para nos certificarmos de que o nosso corpo recebe as quantidades certas.

Como devemos antecipar a chegada do inverno?

A melhor maneira de evitar ficar doente durante o inverno é preparar o seu sistema imunitário com antecedência!

A estação mais fria do ano está a chegar e isso significa que é tempo de começar a preparar-se. Mas antes de tirar os casacos e botas do armário, não se esqueça da sua saúde.

Com as temperaturas mais frias vem um risco acrescido de infeção, por isso, é importante tomar medidas para impulsionar o seu sistema imunitário. 

O funcionamento do sistema imunitário depende das vitaminas A, C e D. Também pode armazenar outras vitaminas e minerais como o zinco e o selénio, essenciais para um sistema imunitário saudável!

A hipovitaminose (falta de vitaminas) está associada a um sistema imunitário enfraquecido, que se manifesta com infeções repetidas, pelo que é importante estimular o sistema imunitário.

Que produtos temos no mercado?

Se procura uma forma de reforçar o seu sistema imunitário, tem muitas opções!

Imunoglukan: este poderoso imunoestimulante está disponível em duas formas (xarope e comprimidos) para que possa escolher o que melhor se adapta às suas necessidades,  cuja diferenciação se baseia na quantidade de Vitamina C.
Ambos são isentos de glúten e lactose, pelo que podem ser utilizados por pessoas que são intolerantes a essas substâncias.

Inmunoferon: existe igualmente em formato de xarope e comprimidos, mas neste caso temos presentes no xarope a vitamina C, D e nos comprimidos o zinco.

Absorvit infantil geleia real: adequado para crianças a partir dos 3 anos, este suplemento é bastante completo, contendo todas as vitaminas que estimulam o sistema imunitário, assim como minerais, sendo o seu efeito ainda potenciado com geleia real. 

Vitace: oferece uma variedade de opções para crianças que não gostam de tomar os medicamentos tradicionais. Os seus comprimidos podem ser efervescentes (para crianças a partir dos 12 anos), e também oferecem uma solução oral e gomas para crianças a partir dos 4 anos. As gomas são especialmente populares entre as crianças, uma vez que são mais divertidas de tomar. E o melhor de tudo, elas são eficazes!

Quem pode tomar suplementos?

Qualquer pessoa que queira tomar suplementos vitamínicos, mas isso não significa necessariamente que todos devam tomar. 

Em geral, os adultos saudáveis que fazem uma dieta equilibrada não precisam de tomar vitaminas, no entanto, há alguns grupos de pessoas que podem beneficiar da toma de suplementos. Por exemplo, mulheres grávidas e idosos correm o risco de certas deficiências, pelo que podem precisar de tomar vitaminas extra. As pessoas com problemas digestivos podem também ter dificuldade em absorver nutrientes dos alimentos, e por isso podem precisar de tomar suplementos para compensar o que lhes falta.

Embora sejam essenciais para uma boa saúde, as vitaminas também podem ter algumas consequências negativas para a saúde se forem utilizadas indiscriminadamente. Isto porque existem numerosas interações entre drogas e nutrientes que podem levar a complicações clínicas significativas. 

Ainda assim… sabia que pode obter vitaminas de forma natural?

A maioria das pessoas está consciente que as vitaminas são essenciais para uma boa saúde, mas muitas não sabem como obter as vitaminas de que o seu corpo necessita. A resposta é de facto bastante simples: comer uma dieta equilibrada e fazer muito exercício

O exercício ajuda a aumentar a ingestão de oxigénio pelo corpo, ajudando a melhorar a absorção de vitaminas. Comer uma dieta equilibrada é também importante, uma vez que diferentes alimentos contêm diferentes vitaminas e minerais:

Vitamina A: coma muitas cenouras, batatas doces e verduras de folhas escuras. 

Vitamina B1 (tiamina) é encontrada em grãos inteiros, leguminosas, nozes e sementes; vitamina B2 (riboflavina): leite, queijo, iogurte, ovos, e carnes magras.; vitamina B3 (niacina): carnes magras, peixe, aves, e amendoins; vitamina B5 (ácido pantoténico): abacate, brócolos, cogumelos, e batata-doce; vitamina B6 (piridoxina): bananas, feijão, lentilhas, nozes e aves de capoeira; vitamina B7 (biotina): gemas de ovos, leguminosas, frutos secos e sementes; vitamina B9 (folato): vegetais verdes de folhas, leguminosas, laranjas, e grãos inteiros e a vitamina B12 (cobalamina) encontra-se no fígado e rim de bovino, ovos, peixe, aves, e leite.

Vitamina C: Os citrinos são uma fonte óbvia de vitamina C, mas sabia que os pimentos vermelhos e os brócolos também são boas fontes? Adicione estes alimentos à sua dieta e terá a sua dose diária de C num instante.

Vitamina E: Esta vitamina é encontrada em óleos vegetais, frutos secos e sementes. Portanto, vá em frente e regue um pouco de azeite na sua salada - o seu corpo vai agradecer-lhe por isso!

Naturalmente, isto é apenas uma pequena amostra dos muitos alimentos deliciosos que contêm vitaminas. Embora se possa sempre tomar um comprimido vitamínico, é melhor obter os seus nutrientes de fontes naturais.

Mas antes de começar um regime de suplementos…

Não deixe de obter primeiro a confirmação de um médico ou farmacêutico!
E lembre-se: os suplementos nunca devem substituir uma dieta e um estilo de vida saudável. Devem ser utilizados apenas como complemento de um estilo de vida já saudável.

Agende um aconselhamento online com a nossa equipa de farmacêuticos especializados, de forma grátis e sem compromisso e esclareça todas as suas dúvidas!