• Mulher
  • Homem
  • Mamã e Bebé
  • Espaço Animal
Click for more products.
No produts were found.

Cuidar da pele também é coisa de homem!

Homem

Quando falamos em cuidados cosméticos pensamos, quase que inconscientemente, em cuidados associados ao universo feminino mas… será que é mesmo assim?

Os primeiros testemunhos do uso de cosméticos remonta ao Antigo Egipto. Os cosméticos (incluindo a maquilhagem) eram usados do faraó aos mais simples camponeses como ritual de higiene diária ou de beleza, sendo restrita a homens.

A maquilhagem dos olhos era muito chamativa e complexa, feita através de um concentrado de cor a partir de uma mistura de metais. Mais tarde, a civilização grega continua a personificar a beleza associada ao corpo masculino, que é másculo e proporcional, valorizando a sua capacidade atlética e viril.

É curioso que, durante séculos, “belo” foi um adjetivo associado a padrões masculinos e aos seus atributos físicos. Entende-se, assim, que a história da beleza é, durante muito tempo, uma história masculina. E esta, hein?

Neste artigo, iremos falar sobre as diferenças da pele masculina versus pele feminina, a evolução dos hábitos de higiene e cosmética dos homens e cuidados com a barba. Deixaremos algumas sugestões de presentes para o dia do Pai e falaremos sobre o futuro da cosmética masculina.

MAS AFINAL, EM QUE É QUE A PELE DO HOMEM É DIFERENTE DA MULHER?

As principais diferenças existem e são bem reais: a pele do homem é mais espessa, tem uma textura mais irregular, é mais densa e, por norma, apresenta maior oleosidade. E a culpada disso é a testosterona, em maior concentração nos homens do que nas mulheres.

Outras diferenças prendem-se com a quantidade de pêlo, em maior quantidade e espessura nos homens, e com a presença de glândulas sebáceas em maior número também, refletindo-se numa pele mais oleosa e com tendência acneica.

A parte boa é que a pele tende a vincar mais tarde, atrasando o aparecimento de rugas. A pele do homem apresenta normalmente poros mais dilatados que a mulher e parece ser mais resistente também.

RESPOSTA DO MERCADO DE BELEZA MASCULINO

Ciente do aumento da demanda no mundo da cosmética no masculino, o mercado respondeu de forma inequívoca, havendo um aumento global de 60% na produção de cuidados masculinos, entre 2012 e 2014, movimentando biliões e biliões de dólares em todo o mundo.

Foi fácil concluir que os homens estavam a reclamar também o seu direito ao autocuidado e que se estavam novamente a importar com a forma como se apresentavam e, de que forma, é que essa mesma imagem se refletia na percepção dos outros e de si mesmo.

Hoje em dia as respostas do universo masculino são múltiplas: desde cremes antienvelhecimento até loções corporais passando por produtos modeladores de cabelo e desodorizantes, todos eles respeitando as diferenças que o homem apresenta.

BARBA PARA QUE TE QUERO!

Hoje em dia presente no rosto de quase todos os homens, a barba é conhecida como a “maquilhagem dos homens” uma vez que parece embelezar e realçar o rosto masculino, tornando-o menos pueril e mais masculino. A barba, acima de tudo, serve como proteção contra agentes agressores, como a radiação solar e a poluição.

Para aqueles que gostam de fazer a barba, é importante perceber que este hábito tão masculino causa micro agressões na pele, sensibilizando-a e por vezes criando até sangramento da pele. É fácil de perceber que é importante recorrer a produtos adequados quer para fazer a barba quer para a hidratação pós-barbear.

Os produtos que auxiliam o barbear (quer seja gel ou espuma) devem conter polímeros deslizantes que facilitem o barbear e devem conter sais de prata que possuem ação anti-irritante e anti bacteriana. Já o produto do pós-barbear deve conter agentes hidratantes que reponham a camada de proteção da pele e substâncias calmantes como por exemplo o aloe vera ou a niacinamida.

O QUE O FUTURO NOS RESERVA

O mundo da cosmética está sempre em constante evolução. As tendências não param de mutar e há, quase diariamente, referências cosméticas que se convertem em produtos-desejo. E os homens, cada vez mais conscientes dos benefícios que daí podem tirar, não ficam indiferentes às mil e uma possibilidades existentes no mercado.

O futuro trará soluções cada vez mais práticas e portáteis, fatores que os homens valorizam. Um único produto servir vários propósitos e simplificar a rotina parece agradar a todos e é fácil de levar para o ginásio e em viagem.

A maquilhagem para homens também parece ser cada vez mais uma realidade. Pequenos gestos que permitem aperfeiçoar a pele e enaltecer os pontos fortes do rosto masculino ganham cada vez mais adeptos. Esconder o que não é tão bom e realçar o que é bonito é também regra aqui.

AS NOSSAS SUGESTÕES PARA O DIA DO PAI

Se ainda não comprou o presente para o seu pai ou para os seus filhos oferecerem um “miminho” ao superpai lá de casa, deixamos algumas sugestões que aliam utilidade a qualidade. Todos estes produtos são cuidados masculinos de marcas que confiamos e que gostamos de aconselhar:

- PAPILLON ANTI-AGE 50ml

- PAPILLON AFTER SHAVE BALM 100ml

- PAPILLON FIBER MATT 75g

- LIERAC HOMME DEO 48H ROLL ON 50ml

- AVÈNE COFFRET HOMEM ESPUMA BARBEAR DUO

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? OU PRECISA DE AJUDA?

Oferecemos uma experiência de compra fácil e segura na nossa loja online. Temos uma equipa de farmacêuticos sempre disponíveis para ajudá-lo com quaisquer dúvidas ou perguntas que possa ter sobre os nossos produtos ou serviços.