Barriga inchada? Regule o trânsito intestinal
O quotidiano da maioria dos cidadãos atualmente está sujeito a elevados níveis de stress. É fácil, no nosso dia-a-dia, saltarmos refeições ou fazê-las de uma forma muito rápida, pobre em fibras e com pouca ingestão de água ao longo do dia. A isto junta-se o sedentarismo. No final do dia, quem sofre é o nosso corpo que dá vários sinais de alerta.
Um deles é a sensação de barriga inchada e desconforto abdominal. Uma das razões para este estado físico pode ser um desregulamento do trânsito intestinal que leva também à dificuldade de dejeção, ou seja, à obstipação.
Segundo a revista GIE – Gastrointestinal Endoscopy (volume 80, edição 4)1, a obstipação “tem maior prevalência nas mulheres do que nos homens e aumenta com a idade”.
Uma mudança do estilo de vida pode ajudar na regulação do trânsito intestinal e, consequentemente, melhorar a sensação de desconforto causada por essa desregulação. Tenha assim atenção a estas dicas que podem melhorar esta condição:
- Faça uma dieta rica em fibra – estabeleça uma meta diária de 25 a 30 gramas2;
- Beba água – para um adulto, o equivalente a 6 a 8 copos de água por dia2;
- Exercício físico – pelo menos 20 minutos de caminhada com passada rápida;2
- Regule o horário do seu intestino – dedique cerca de 10 minutos do dia, sempre na mesma hora, para ir à casa de banho2;
- Quando sente vontade de evacuar, não adie;
- Use um suplemento alimentar de fibras2.
No que respeita a suplementos alimentares, uma boa opção poder ser Psyllogel® Fibra, da Boiron. Este suplemento alimentar favorece a regulação intestinal, através da sua tripla ação:
- Facilita a evacuação;
- Proporciona alívio suave;
- Efeito prebiótico.
Para além disso, Psyllogel® Fibra tem benefícios associados, tais como a possibilidade de ser tomado durante a gravidez, não ter glúten, açúcar, lactose e conservantes e estar adequado ao uso prolongado, de acordo com a indicação do profissional de saúde.
Pode tomar Psyllogel® Fibra 1 a 4 vezes por dia, conforme o grau de obstipação, duas horas antes ou depois da toma de outros medicamentos.
Relembre-se que se os sintomas persistirem deve sempre contactar o seu médico ou farmacêutico.
(1) https://www.giejournal.org/article/S0016-5107(14)01853-7/fulltext
(2) https://hmsportugal.wordpress.com/2012/04/10/obstipacao-intestinal-e-impactacao-fecal/