Finalmente, um guia para compreender e travar a queda de cabelo!
Ultimamente parece que, para onde quer que nos viramos, há alguém a lamentar a queda excessiva de cabelo.
Isso faz-nos pensar no que todos podemos fazer para proteger o nosso cabelo, especialmente quando o tempo começa a mudar e o ar fica mais seco.
Por isso, se também estiver a sofrer com mais queda de cabelo do que o habitual, continue a ler para conhecer a sua origem e aplicar os melhores tratamentos!
O Outono é maravilhoso, mas…
Para muitas pessoas, é também uma das estações mais frustrantes!
Embora seja normal perder alguns fios de cabelo todos os dias, algumas pessoas sofrem uma perda de cabelo significativa durante os meses de outono, uma vez que retomamos a lavagem do cabelo com água mais quente e também existe uma maior predominância de stress.
Além disso, não podemos esquecer que, durante o verão, foram muitos os sacrifícios que o nosso cabelo teve que passar: lavagens frequentes, exposição solar, possíveis alterações na alimentação e o contacto com água salgada e cloro que levam a um enfraquecimento da raiz do cabelo.
Por isso, não, não é da sua imaginação! A perda de cabelo é, na verdade, mais comum nesta estação. A boa notícia é que existem algumas coisas que pode fazer para ajudar o seu cabelo a resistir a estes meses, mas, primeiro, importa conhecer o processo de crescimento!
Conhece o Ciclo de Crescimento do cabelo?
O crescimento do cabelo ocorre em ciclos/fases distintas:
- - A primeira fase, conhecida como fase Anagénese, é a fase de crescimento que determina o comprimento do cabelo e pode durar entre dois e sete anos.
- - A segunda fase, a Catágena, também conhecida como fase de transição, compreende o desprendimento do folículo piloso da papila dérmica e dura cerca de 10 dias.
- - Finalmente, temos a fase Telógena, durante a qual o folículo capilar entra num estado de repouso. Esta fase pode durar vários meses, após os quais uma nova fase de Anagénese começará e o ciclo começa de novo.
Causas silenciosas
A queda de cabelo é, facilmente, associada à mudança climática. Mas, ao que parece, há outro culpado: as hormonas!
A queda pode ser causada por um desequilíbrio nos níveis de testosterona do corpo. Isto porque a testosterona é convertida em di-hidrotestosterona, e quando esta última é produzida em excesso, atinge os folículos do cabelo, originando a calvície.
Mas existe outro motivo para a queda de cabelo: o stress. Quando nos sentimos mais stressados, produzimos mais cortisol, a hormona do stress. Como consequência, pode ocorrer inflamação, excesso de oleosidade e queda de cabelo.
Outras condições hormonais que podem levar à queda do cabelo incluem a menopausa, disfunções na glândula da tiróide, síndrome do ovário poliquístico, gravidez, pós-parto e contracetivos.
Portanto, se estiver a sofrer de queda de cabelo anormal, poderá ser altura de verificar os seus níveis hormonais.
Mas antes disso, continue a ler para descobrir de que forma podemos travar esta condição!
1º Passo: reconhecer o tipo de queda de cabelo
A queda de cabelo afeta tanto homens como mulheres. No entanto, existem diferentes tipos e é importante identificar aquele que está a experienciar, de modo a aplicar o melhor tratamento!
Alopécia Androgenética/Calvície
A alopecia androgenética, ou calvície, é o tipo mais comum de queda de cabelo nos homens, sendo causada por uma combinação de genética e hormonas. Esta alteração tem como consequência uma queda de cabelo localizada no topo da cabeça ou na zona frontal. Por outro lado, nas mulheres a queda manifesta-se com mais prevalência no topo da cabeça.
Efluvio Telogénico
O eflúvio telogénico é outro tipo comum de queda de cabelo, tipicamente temporária, que também pode ter origem hormonal. Por norma é causada por fatores externos, tais como stress, lavagens frequentes, ou dietas.
2º Passo: apostar numa boa rotina de cuidados capilares
Além de causar sentimentos de insegurança e ansiedade, a queda de cabelo pode também ser fisicamente desconfortável, uma vez que o couro cabeludo fica mais exposto.
Por esse motivo, os cuidados com a lavagem são muito importantes como complemento ao tratamento da queda capilar.
O champô certo pode ajudar a suavizar o couro cabeludo e promover o crescimento saudável do cabelo. Além disso, as massagens regulares do couro cabeludo podem melhorar a circulação sanguínea e encorajar os folículos a produzir novos fios de cabelo.
Embora não haja cura para a queda de cabelo, a rotina de lavagem correta pode ajudar a retardar a progressão da condição e proporcionar algum alívio.
Procura os melhores produtos para lavar e prevenir a queda de cabelo? Aqui estão algumas das nossas melhores escolhas:
-
Klorane Capilar Champô Quinina: devolve força e vigor ao cabelo.
-
René Furterer Champô Triphasic Estimulante: intensifica o crescimento de um cabelo mais forte.
-
Folstim Champô Anti-queda: estimula o crescimento, devolvendo vitalidade e hidratação ao cabelo.
-
Vichy Dercos Champô: complemento para queda de cabelo ligeira.
3º Passo: promover o crescimento saudável do cabelo
Se pretende dar ao seu cabelo um pequeno impulso extra, talvez queira considerar tomar um suplemento!
Estes suplementos são tipicamente baseados em alguns ingredientes-chave, incluindo queratina, colagénio, l-cistina, zinco, cobre, selénio, ômega-3, e vitaminas do complexo B:
- Ducray - Anacaps Progressiv- 3 Meses: preserva o capital capilar no caso de situações crónicas.
- Ducray – Anacaps Reactiv- 3 Meses: proporciona os nutrientes essenciais para manter a força e vitalidade
- MartiDerm Anti-Queda Cabelo 60 Cápsulas: favorece o estímulo capilar desde o interior.
- Colagenius Beauty Pó: melhora a saúde e beleza da pele, do cabelo e das unhas.
- Hairlox Revitalizante: proporciona os minerais, as vitaminas e a biotina necessários para um cabelo e umas unhas saudáveis.
- Fanervit Pack 3 Meses: revitaliza e fortalece o ciclo natural do cabelo, das unhas e da pele.
4º Passo: introduzir a alimentação certa
Tal como o resto do seu corpo, o seu cabelo precisa de nutrientes para se manter saudável!
Para tornar o aspeto do cabelo mais saudável, aconselhamos aumentar a ingestão de grãos e leguminosas, como o grão-de-bico e o feijão, por exemplo.
A vitamina B7 é também muito importante para aumentar a força do cabelo. Pode ser encontrada em amêndoas, avelãs, e cereais integrais.
Os alimentos ricos em Ômega-3, tais como sardinha, salmão, atum e nozes, são muito importantes para diminuir a inflamação dos folículos pilosos e prevenir a queda de cabelo.
Agende hoje uma sessão com um dos nossos especialistas!
Na be~blair, sabemos que cada jornada é única. Por isso, se procura um apoio personalizado para tratamento de queda de cabelo, sinta-se à vontade para aderir ao nosso serviço de aconselhamento online gratuito!
Basta marcar uma sessão com um dos nossos especialistas, e teremos todo o prazer em fornecer-lhe a orientação de que necessita para tomar as melhores decisões.