• Mulher
  • Homem
  • Mamã e Bebé
  • Espaço Animal
Click for more products.
No produts were found.

Cuidado de pele: a melhor rotina para a manhã e noite

Dermocosmética

Existe um trio quase perfeito para uma pele bonita e cuidada: uma boa alimentação, um estilo de vida saudável e pequenos cuidados diários. Estes, incorporados numa rotina de cuidado de manhã e à noite, contribuem para um aspeto de vivacidade e beleza que, mais do que vista por fora, emana de dentro.

Os diferentes tipos de pele: saiba qual é o seu

Para saber qual é a rotina ideal para fazer de manhã e à noite, é importante começar por identificar qual é o seu tipo de pele. Depois, memorize esta regra: a aplicação dos produtos deve ser do mais leve para o mais pesado, ou seja, primeiro os produtos à base de água e gel, e em seguida os cremes e óleos.

Podemos identificar os três tipos de pele desta forma:

  • A pele oleosa tem uma textura gordurosa e apresenta brilho, em especial nas zonas da testa, nariz e queixo;

  • A pele mista costuma ser normal na zona das bochechas, mas mais oleosa na testa, nariz e queixo;

  • A pele seca é um pouco áspera ao toque, exibe uma aparência opaca e pode ter descamação em algumas zonas.

Rotina de cuidados de pele de manhã e à noite

Criar uma rotina de limpeza de pele diária é essencial para tratar problemas como o acne, oleosidade, cicatrizes, rugas e manchas. Uma pele cuidada não só é mais bonita e radiante, como é sinal evidente de um corpo e mente felizes.

O ritual de limpeza de pele deve ser dividido em duas partes: de manhã, dando máxima importância a produtos para um cuidado preventivo contra agressões externas, e à noite, com maior foco na correção e reparação da pele. Neste momento será também importante utilizar produtos que possam ajudar a combater a flacidez da pele, especialmente, no rosto.

Rotina de limpeza de pele para a manhã: começar o dia de fresco!

De manhã, a rotina de cuidados da pele tem um foco claro: preparar a pele para o dia e protegê-la devidamente dos agressores externos. É o momento de remover a sujidade, suor e sebo que se acumulou durante o sono.

Idealmente, esta rotina matinal implica 6 passos essenciais:

1. Limpeza

O primeiro passo é a higiene da pele, que implica a lavagem com uma espuma ou gel, ou outro produto de limpeza indicado. Esfregue delicadamente em movimentos circulares e, por fim, remova com água fria.

2. Tónico hidratante

Um bom tónico hidratante é essencial para todos os tipos de pele. Este tem a função de concluir a limpeza anterior, fechando os poros.

3. Creme de olhos

Mais leves e delicados, os cremes de olhos devem ser aplicados como um tratamento: bem próximo da pele. Quer seja para disfarçar olheiras ou reduzir o inchaço, o objetivo da aplicação próxima é para que os nutrientes sejam absorvidos o mais possível.

4. Séruns e óleos

Existem séruns para todos os tipos de problemas de pele. Opte pelo que se aplica à preocupação específica da sua pele, como mais luminosidade, mais elasticidade, reduzir rugas, etc.

5. Creme hidratante

O creme hidratante sela todas as camadas anteriores de cuidados de pele. Aplique um creme indicado para o seu tipo de pele, que a cuide e deixe confortável.

6. Proteção solar

Apesar de alguns cremes hidratantes já incluírem proteção solar, essa não é suficiente. A aplicação de um protetor solar é essencial, mesmo no inverno, com um fator mínimo de proteção de FPS 30, para garantir uma pele jovem e luminosa durante mais tempo.

Rotina de limpeza de pele para a noite: recuperar a dormir!

À noite, o objetivo da limpeza de pele passa por retirar toda a sujidade, impurezas, e prepará-la para um sono de recuperação e reparação. Assuma este momento quase como uma meditação, com a certeza de que esta rotina lhe devolverá maior vitalidade.

Siga estes 3 passos:

1. Limpeza

Para uma pele saudável e bonita por mais tempo, é obrigatório remover a maquilhagem antes de se deitar, garantindo que não fica qualquer resíduo. Existem vários produtos desmaquilhantes, seja em creme, espuma ou água micelar. Após desmaquilhar, lave o rosto com água e finalize com um tónico, para restabelecer o pH da pele.

2. Esfoliante

Neste passo, o objetivo é remover as células mortas da pele, deixando-a preparada para absorver os restantes cuidados. Procure um esfoliante adequado para o seu tipo de pele e ganhe este hábito de cuidado extra - geralmente 1 a 3 vezes por semana é suficiente.

3. Creme hidratante

Neste momento do dia, deve optar por um creme hidratante com ingredientes ricos em oxidantes, para ajudar na necessária reparação noturna

Como em todas as rotinas, o truque para o sucesso é o óbvio: começar, repetir e nunca desistir. Faça deste ritual um momento de saúde e cuidado seu. Para saber quais são os produtos mais adequados para a sua pele, fale com o seu dermatologista ou farmacêutico.